A POMONA realiza as trocas e devoluções de acordo com as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor, nas hipóteses e nas formas a seguir detalhadas.

Confira nossos prazos de entrega ou, em caso de dúvida, entre em contato conosco, de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, através dos seguintes Canais de Atendimento:

E-mail Trocas e Devoluções: contato@lojapomona.com.br
WhatsApp (dúvidas e informações): (83) 99942-0342

Todas as informações referentes à compra serão encaminhadas por meio do endereço eletrônico e WhatsApp informado pelo consumidor em seu cadastro. Cabe ao consumidor manter seu cadastro atualizado, com informação de endereço eletrônico e número de telefone corretos para viabilizar a comunicação entre as partes.

  • ARREPENDIMENTO DA COMPRA:

De acordo com o art. 49 do CDC, o consumidor pode desistir da compra, independentemente de justificativa, no prazo de 7 (sete) dias corridos contados do ato de recebimento do produto. Transcorrido esse prazo, não será feito o cancelamento da compra por arrependimento.

Considera-se como data de recebimento do produto pelo consumidor a data informada pelos Correios.

Passo a passo para exercer o direito de arrependimento:

  • Se você recebeu seu produto e se arrependeu da compra, solicite o cancelamento dentro do prazo legal (sete dias) por meio de seguinte endereço eletrônico: contato@lojapomona.com.br.


1.1 A solicitação do cancelamento da compra por arrependimento deverá ocorrer exclusivamente pelo referido endereço eletrônico, sob pena de desconsideração da solicitação encaminhada para outro endereço.

1.2 Ao exercer o direito de arrependimento, o consumidor poderá escolher entre o reembolso do valor pago na compra cancelada ou a conversão do valor pago em crédito na loja para novas compras (a POMONA poderá disponibilizar vale-troca com bônus exclusivos).

  • Após a solicitação, a equipe da POMONA encaminhará, em até 3 (três) dias úteis, para o e-mail do consumidor, um link com formulário que deverá ser preenchido em até 72 horas corridas.


2.1 O formulário apenas será encaminhado ao consumidor caso a solicitação de cancelamento ocorra dentro do prazo legal.

2.2 O formulário solicita alguns dados do consumidor, como: nome completo, CPF, telefone, endereço completo, número do pedido, motivo do cancelamento, formato do reembolso (estorno ou crédito na loja), dados bancários (caso o pagamento da compra tenha sido via PIX ou boleto) e fotos do produto.

2.3 A ausência de preenchimento do formulário dentro do prazo será considerada como desistência da solicitação de cancelamento.

2.4 Não será considerada tempestiva a solicitação de cancelamento realizada dentro do prazo de 7 (sete) dias por outro meio de comunicação que não o endereço eletrônico indicado no item 1 acima.

2.5 No e-mail com link do formulário constarão instruções importantes acerca do procedimento de troca e/ou devolução, de modo que a equipe POMONA recomenda a leitura da íntegra da mensagem. Todas as informações constam também na presente Política.

  • Após o preenchimento do formulário, que deverá ocorrer dentro do prazo indicado no item 2, a equipe POMONA, através da transportadora Kangu, encaminhará o ticket com o código de devolução do produto em até 3 (três) dias úteis. Todos os pontos de coleta da empresa de logística constam no ticket.


3.1 O consumidor deverá se dirigir a algum ponto de coleta da empresa de logística indicada, levando o ticket e o produto para postagem, lembrando que:

  • O produto deverá ser devolvido à empresa na embalagem original, com a nota, manuais e acessórios que o acompanham.

 

  • O produto não deve conter indícios de uso e deve conter todas as etiquetas intactas.

 

  • O prazo de validade do ticket de devolução é de até 5 (cinco) corridos.

 

  • O consumidor não precisará desembolsar nenhum valor de frete, pois todos os custos da devolução serão pagos pela POMONA diretamente à empresa de logística.

 

  • Recebida a mercadoria em nosso estoque, a equipe POMONA irá analisar as condições do produto em até 3 (três) dias úteis e, se estiver tudo certo, iniciará o procedimento de restituição do valor da compra cancelada.


4.1 As condições de restituição dependem da forma de pagamento escolhida:

  • Se o pagamento tiver sido feito via cartão de crédito ou débito, a POMONA notificará o cancelamento da compra à operadora de cartão em até 3 (três) dias úteis após o recebimento do produto no estoque. O estorno do valor da compra cancelada será feito de acordo com a política da bandeira do cartão, podendo demorar até 90 (noventa) dias;

 

  • Se o pagamento tiver sido feito via boleto ou pix, a POMONA notificará o cancelamento da compra ao gateway de pagamento em até 3 (três) dias úteis após o recebimento do produto no estoque. O processamento do estorno do valor da compra cancelada ocorrerá em até 15 (quinze) dias úteis, exclusivamente em conta bancária de titularidade da pessoa que realizou a compra.


4.2 Caso seja verificado que o produto foi usado, ou se entre o recebimento do ticket de devolução e a postagem da mercadoria ultrapasse 5 (cinco) dias corridos, por desídia do consumidor, a POMONA não efetuará o estorno do valor.

4.3 O valor a ser restituído será o valor efetivamente pago sobre o(s) produto(s) devolvido(s), ou seja, levando em consideração eventuais descontos e/ou promoções aplicados à compra.

  • Caso o consumidor tenha comprado mais de um produto, o prazo para exercício do direito de arrependimento será contado individualmente para cada item adquirido. Contudo, o formulário de cancelamento será disponibilizado ao consumidor somente após a entrega de todos os produtos do pedido. Assim que o consumidor receber o último produto do pedido, deverá informar imediatamente a equipe POMONA via e-mail de trocas e devoluções e preencher o formulário do cancelamento em até 3 (três) dias úteis após o seu recebimento.


Exemplo: O consumidor fez um pedido contendo uma bolsa e dois pares de sapatos. Após quinze dias, o consumidor recebeu a bolsa e decidiu exercer o direito de arrependimento; neste caso, deverá, em até 7 (sete) dias corridos do seu recebimento, solicitar o cancelamento via e-mail, sob pena de desconsideração da solicitação encaminhada fora do prazo. Contudo, para que seja dado andamento à solicitação de cancelamento, será necessário aguardar primeiro a entrega dos outros produtos (dois pares de sapatos). Cabe ao consumidor informar a equipe POMONA quando a entrega do último produto do pedido for efetivada para que seja dado andamento à solicitação de cancelamento em relação ao(s) produto(s) desejados, conforme passo a passo acima (item 2 em diante).

Lembre-se: O direito de arrependimento poderá ser negado nas situações que se verificar abuso do direito de arrependimento e/ou má-fé por parte do consumidor, como quando, por exemplo, o consumidor utiliza o produto antes da devolução, ou demora muito para responder às solicitações da equipe POMONA ou até mesmo para devolver o produto (fora dos prazos previstos).

Obs.: Em caso de opção de pagamento via boleto bancário ou pix, o pedido será automaticamente cancelado se o boleto ou pix não for pago até a data de vencimento. O consumidor receberá um e-mail informando o cancelamento por ausência de pagamento.

  • DESISTÊNCIA DA COMPRA ANTES DO RECEBIMENTO DO PRODUTO:

Caso o consumidor desista da compra antes do recebimento do produto, basta informar a desistência pelo endereço eletrônico “contato@lojapomona.com.br”. Neste caso, o consumidor deve recusar o recebimento do produto no momento da entrega pelos Correios.

Assim que a equipe POMONA tiver ciência da recusa ao recebimento do produto, iniciará o procedimento de restituição do valor da compra cancelada, conforme item 4 do passo a passo acima.

  • PRODUTO COM DEFEITO (VÍCIO):

De acordo com o art. 18 e seguintes do CDC, o consumidor poderá exigir o conserto dos produtos que apresentem vícios/defeitos.
Se o vício não for sanado em até trinta dias pelo fornecedor, o consumidor poderá escolher (i) a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; ou (ii) a restituição da quantia paga; ou (iii) o abatimento proporcional do preço (em caso de vício parcial que permita a utilização do produto).

O consumidor poderá reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação em até trinta dias do recebimento da mercadoria, tratando-se de produtos não duráveis, ou em até noventa dias, tratando-se de produtos duráveis.

Se o vício não for aparente ou de fácil constatação (vício oculto), o prazo para reclamar se inicia no momento em que ficar evidenciado o defeito.

Tanto para vícios aparentes, como para vícios ocultos, haverá perícia na mercadoria a fim de identificar a causa do defeito. Assim que o produto chegar no nosso estoque, um laudo sairá em até 3 (três) dias úteis confirmando ou não o vício.

O passo a passo para efetuar a troca ou devolução do produto com defeito é o mesmo do previsto para o caso de arrependimento!

Lembre-se: A garantia poderá ser negada nas situações que se verificar abuso do direito e/ou má-fé por parte do consumidor, como quando, por exemplo, o produto não apresenta qualquer vício ou defeito de fabricação (e sim mau uso), ou o consumidor demora muito para responder às solicitações da equipe POMONA ou até mesmo para devolver o produto (fora dos prazos previstos).

  • VALE-TROCA:

Em caso de cancelamento da compra por arrependimento ou vício/defeito do produto, o consumidor poderá optar pela conversão do valor pago em crédito na loja para novas compras. Neste caso, a POMONA poderá disponibilizar vale-troca com bônus e descontos exclusivos.

Se o consumidor escolher receber o vale-troca, poderá utilizá-lo para realizar sua próxima compra. Basta inserir o código que será encaminhado para o seu e-mail no campo “Aplique seu cupom” e clicar em “Aplicar”. O valor será automaticamente subtraído do total da compra.

O prazo para utilização do vale-troca é vitalício.

  • AVARIAS E DIVERGÊNCIAS DE TRANSPORTE:

No ato da entrega e na presença da transportadora, examine se a embalagem está em perfeitas condições — não deve estar violada, rasgada ou molhada. O produto também não pode estar avariado (amassado, riscado e nem arranhado).

Confira as especificações do produto, a quantidade e se ele está conforme o pedido e a descrição da nota que o acompanha. Se houver qualquer divergência, não aceite o produto no ato da entrega e veja se a razão para a recusa foi registrada no verso da nota.

Em seguida, entre em contato que trataremos seu caso.

  • CONDIÇÕES E TIPOS DE ESTORNO:
  • Boleto bancário

Se a compra foi efetivada por meio de boleto bancário, no momento do preenchimento do formulário de cancelamento da compra (seja por arrependimento, seja por vício/defeito), será necessário informar os seguintes dados de quem fez a compra: (i) Nome completo; (ii) Número do CPF; (iii) Nome do banco; (iv) Número da conta bancária; (v) Número da agência, e (vi) Tipo da conta (corrente ou poupança); ou (vii) chave pix.

A POMONA notificará o cancelamento da compra ao gateway de pagamento em até 3 (três) dias úteis após o recebimento do produto no estoque. O processamento do estorno do valor da compra cancelada ocorrerá em até 15 (quinze) dias úteis, exclusivamente em conta bancária de titularidade da pessoa que realizou a compra.

Se o titular da compra não tiver conta corrente, será preciso enviar uma carta de próprio punho e assinada, com a identificação de seu RG e CPF (por fax, carta registrada ou e-mail) e os dados completos de autorização da restituição em conta de titularidade de terceiros.

Importante: forneça com atenção seus dados bancários, inclusive o dígito de conta, evitando atrasos no processo de ressarcimento.

Cartão de crédito

Notificaremos o cancelamento da compra à operadora em até 3 dias úteis após o recebimento da mercadoria em nosso estoque. O estorno da(s) parcela(s) paga(s) será(ão) lançado(s) nas próximas faturas, que serão atualizadas pela instituição financeira. Este procedimento é de responsabilidade da administradora do cartão.

O estorno no cartão pode demorar até 90 (noventa) dias. Na dúvida sobre a política da bandeira do seu cartão, entre em contato para esclarecimentos direto com a instituição financeira.

Qualquer alteração nos prazos e/ou problema durante o procedimento de estorno, o consumidor será devidamente informado. Como o procedimento depende de outras instituições, imprevistos podem ocorrer. Mas não se preocupe, estamos cuidando do processo com muita atenção!

  • PERGUNTAS FREQUENTES:

 

  • No site dos Correios aparece que minha mercadoria já foi entregue, mas eu não recebi. O que devo fazer?

Primeiro verifique se outra pessoa não recebeu a sua mercadoria. Caso ninguém que você conheça tenha recebido, entre em contato diretamente com os Correios e questione quem assinou o termo de recebimento da mercadoria. Se os Correios negarem a informação, será necessário realizar um Boletim de Ocorrência online no site da Delegacia da sua cidade para informar o ocorrido. Após, nos encaminhe o Boletim de Ocorrência realizado que a equipe jurídica da POMONA adotará as medidas cabíveis para que o seu produto seja entregue o quanto antes.

  • Por que os produtos levam de 2 a 4 semanas para chegar?

Nós acreditamos que é possível fornecer produtos de qualidade com preço competitivo no mercado Brasileiro. Entretanto, para conseguir isso, escolhemos trabalhar com produtos de preço extremamente competitivo através de fornecedores no exterior (América do Norte, Europa e Ásia). Sendo assim, quando um novo pedido é feito em nossa loja, nós enviamos a solicitação para nossos fornecedores e eles enviam o produto direto para a sua residência.

  • Qual a origem dos produtos da POMONA?

A origem de cada um dos produtos consta no quadro “especificações” que aparece ao lado do produto.